segunda-feira, 2 de julho de 2012


A importância da leitura na formação da criança.

Alfabetização x letramento

Atualmente vivemos em uma sociedade letrada onde a escrita está presente em todo momento, em logomarcas, biscoitos, alimentos, nas lojas, nos jogos, bilhetes colados na geladeira, encartes de mercados, placas de trânsito, bula de remédio e diversas outras situações presente em nosso cotidiano.

Muitas pessoas acham que para ser letrado há de ser primeiro alfabetizado, isso é um pensamento errôneo, pois o letramento não está totalmente vinculado à alfabetização.
Letramento é o processo de inserção nas práticas sociais de uso da leitura e da escrita. O conceito de letramento está ligado aos usos e práticas de leitura e escrita presente no cotidiano das pessoas. Ser letrado é ser capaz de participar das situações de interação na sociedade em que os textos de diversos gêneros estão presentes, neste sentido não é necessário que se seja alfabetizado para que possamos ser letrados.

Já a alfabetização é o processo de apropriação do sistema da escrita, logo, ser alfabetizado nem sempre significa ter autonomia na escrita e na leitura, por isso é importante alfabetizar letrando.
Existem dois domínios de conhecimento, um é compreender o sistema de escrito-alfabética, o outro é ser leitor, produzir gêneros escritos, participar dessa situação de leitura e produção, as duas coisas estão interligadas, mas é preciso tratar com suas especificidades.

Portanto podemos perceber que alfabetização e letramento devem ser trabalhados paralelamente, é importante que os educadores trabalhem o letramento junto à alfabetização para que o aluno tenha autonomia na escrita e na leitura e não se torne um alienado.

O resgate da literatura de tradição oral deve ser feito em crianças não alfabetizadas. Em crianças não alfabetizadas pode-se trabalhar pedindo-a para que elas contem histórias que já ouviram, contando-se novas histórias para ela seja em casa ou na escola. As crianças desde muito cedo podem participar de eventos de letramento diversos.



Um comentário: