sexta-feira, 11 de maio de 2012


Linguagens infantis- Debate 1


Atualmente estamos vivendo uma era de empobrecimento da linguagem, a desvalorização e a falta de amor pela leitura e uma dificuldade muito grande na aprendizagem. Sabemos que um dos motivos disso é o tempo em que a criança fica em frente a uma televisão só vendo as coisas e a ausência de um adulto que incentive a "leitura" de livro nas crianças.
Foi baseado nesse problema que a prefeitura do município de Bolonhas em conjunto com sesu educadores desenvolveram um projeto de incentivo à "leitura" em crianças de 0 à 6 anos, projeto esse que deveria ser seguido por todas os outros municípios. O objetivo do projeto é ensinar a criança a gostar dos livros, para isso foram montadas nove bibliotecas à disposição das crianças e os educadores criaram em creches e pré- escolas cantos de leitura.
Eu achei o projeto super válido, pois a criança tem o contato com o livro desde muito cedo e desenvolve uma curiosidade em relação a esse e isso é propiciado em um ambiente confortável onde as crianças sentem prazer em estar rodeadas de livros.
Nós, futuros educadores, devemos sempre fazer nascer na criança uma vontade, uma curiosidade para com a leitura. Atentando para esse projeto podemos começar a pensar em salas de aulas que busquem essa curiosidade com a leitura com as crianças, colocando painéis de historinhas coladas nas paredes, contando e desenvolvendo historinhas coladas nas paredes, contando e desenvolvendo histórias com elas entre outras inúmeras coisas que podemos fazer.
O contato com o livro e o ato de contar histórias é de tamanha importância para as crianças, pois cria relacionamentos , desenvolve a capacidade de ouvir da criança que é o fator essencial na de qualquer aprendizagem, desenvolve a curiosidade a imaginação e o prazer. Segundo o livro quando uma criança ouve um história ela libera as angústias que guarda no subconsciente.
Existem inúmeras outras coisas que demonstram a importância do livro na aprendizagem, então vamos repensar nosso modo de trabalhar, ver se estamos contribuindo para nossos alunos se tornarem verdadeiros amadores da leitura, ver o que podemos acrescentar nas nossas salas de aula para melhorar essa motivação das crianças com a leitura e assim ajudar a enriquecer a nossa linguagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário