domingo, 13 de maio de 2012


O processo de aquisição da escrita na educação infantil

O ensino na educação infantil, havendo excessões, tem sido,de fato, mecanizado e tecnicista, onde as crianças passam a maior parte do seu tempo aprendendo a desenhar letras e formar palavras com essas, sem menos entender o porque estão fazendo aquilo.
Agindo assim os educadores estão dificultando a aprendizagem de leitura e escrita das crianças, pois esse processo mecanizado atrapalha a concentração dessa, uma vez que não faz sentido para ela.
Para Vygotsky, da mesma forma que a linguagem oral é apropriada pela criança naturalmente, a partir da necessidade nela criada no processo de sua vivência social numa sociedade que fala, a escrita precisa fazer-se uma necessidade natural da criança numa sociedade que lê e escreve.
Então baseado em Vygotsky, se deve repensar as tarefas que são trabalhadas na educação infantil, deixando o mecânico de lado e trabalhando a função social e cultural da escrita, fazendo da aquisição da escrita um processo mais prazeroso, trabalhando a necessidade e curiosidade da criança em aprender a escrever e principalmente respeitando o momento do desenvolvimento psíquico e cultural da criança.
Não esquecendo a importância das brincadeiras de faz-de-conta, da pintura, da dança, do desenho entre outras atividade que ,em geral, são vistas como improdutivas, mas na verdade, são essenciais para a formação da identidade, da inteligência e da personalidade da criança.
Com tudo isso, baseado no texto da Suelly Amaral de Mello, pude compreender, e espero que vocês também tenham compreendido a importância de descontaminarmos a educação infantil com as tarefas do ensino fundamental e usando um ditado popular, mas que acho que se adequa ao assunto encerro esse meu texto: " a pressa é inimiga da perfeição".

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